
A Estrada Nacional 222 é uma das mais belas rotas de Portugal e do mundo. Serpenteia entre vinhedos, montanhas e o majestoso rio Douro, oferecendo paisagens deslumbrantes e revelando a essência cultural de uma das mais antigas regiões vinícolas do mundo. Vamos lá!
1º Dia – 23 de Maio de 2025
Saída em autocarro do Porto Alto, Samora Correia, Benavente, Salvaterra de Magos, Marinhais, Glória do Ribatejo, Almeirim e Santarém. Chegada à estação de comboios de Santarém e embarque com destino ao Porto. Chegada à estação pelas 10h45. Desembarque e transfere privativo até Vila Nova de Gaia, o km zero do nosso percurso. Seguimos até Castelo de Paiva, onde iremos visitar a Igreja Matriz também conhecida por Igreja de Nossa Senhora da Assunção. Almoço em restaurante. Continuação em direção a Entre-os-Rios para visita panorâmica à ponte Hintze Ribeiro, local de confluência dos rios Douro e Tâmega, uma réplica da ligação original. Seguimos até à freguesia de Tarouquela para visita ao que resta do mosteiro de monjas beneditinas que aqui laborou até ao século XVI. Passagem por Cinfães, Porto Antigo e chegada ao Hotel Delfim Douro****. Jantar e alojamento.
2º Dia – 24 de Maio de 2025
Pequeno-almoço no hotel. Saída em direção à Régua. Início de visita guiada pelo Museu do Douro, onde iremos descobrir cerca de 250 mil hectares entre Barqueiros e Barca d’Alva, a região demarcada de vinhos mais antiga do mundo. Prova de 3 vinhos (branco, rosé e tinto) com perito enólogo no Terraço do Museu com vista para o rio Douro. Almoço no restaurante do Museu do Douro. De tarde, iremos desfrutar do Douro e da Régua. Regresso ao hotel. Jantar e alojamento.
3º Dia – 25 de Maio de 2025
Pequeno-almoço no hotel. Saída em direção a São João da Pesqueira, uma das mais antigas vilas do Douro, com paisagens pitorescas e ruas de pedra, este é o lugar perfeito para mergulhar na cultura local e conhecer de perto a tradição vinícola que molda a vida da região. Visita ao Museu do Vinho, onde teremos uma verdadeira imersão no fascinante processo de produção dos vinhos do Douro e do Porto. Aqui, aprenderemos sobre a história, as técnicas de vinificação e as características que fazem destes vinhos um ícone a nível mundial. Seguimos até ao Museu de Foz Côa, onde iremos almoçar. De tarde, iremos visitar o Festival do Vinho do Douro Superior. Em hora a combinar localmente, regresso aos locais de partida.