Um dia com o pastor - Atelier de queijo - Passeio de jipe
A Serra da Lousã, localizada na região central de Portugal, é um dos destinos mais pitorescos do país, combinando a natureza com tradições antigas e sendo conhecida pelas suas aldeias de xisto que parecem saídas de um conto de fadas, onde as casas de pedra escura integram-se perfeitamente com a paisagem verdejante. Descubra a essência da serra com uma experiência autêntica: passe um dia com o pastor no Capril, participe no fabrico de queijo de cabra, saboreie os seus sabores únicos e aventure-se num emocionante passeio de jipe. Tradição, natureza e momentos inesquecíveis esperam por si!
1º Dia – 15 de Março de 2025
Saída do Porto Alto, Samora Correia, Benavente, Salvaterra de Magos, Coruche, Glória do Ribatejo, Marinhais, Muge, Almeirim e Santarém em direção à autoestrada do Norte e IP3 com chegada ao Capril da Serra em Vila Nova de Poiares, onde iniciaremos uma caminhada com o pastor do rebanho desta pecuária, conhecida por ser um espaço dedicado à preservação da tradição pastoril e ao modo de vida de quem dedica o seu dia-a-dia ao cuidado das cabras serranas. Aqui teremos a oportunidade de viver a experiência de ser pastor por um dia. Almoço em restaurante com ementa tradicional da serra. De tarde, faremos um atelier de fabrico e prova de queijo de cabra, incluindo produtos regionais tais como broa, enchidos, vinho, refrigerantes, água, licor beirão, entre outros. No fim, seguimos em direção ao hotel Duecitânia**** em Penela. Jantar e alojamento.
2º Dia – 16 de Março de 2025
Pequeno-almoço no hotel. Saída em jipes para realizar o nosso passeio pelas Aldeias de Xisto na Serra da Lousã, começando por Gondramaz e Talasnal, conhecidas pela sua arquitetura tradicional em pedra e paisagens deslumbrantes. Visita ao baloiço do Trevim, localizado no ponto mais alto da serra (a 1.200 metros de altitude) para tirar umas belíssimas fotos e à Fábrica Real do Gelo em Santo António da Nave. Pelas 13h00, almoço temático em local típico na Aldeia de Xisto de Aigra Nova com diversas entradas, sopa, chanfana com batata e couve, sobremesa regional, vinhos, refrigerantes, água, café da borra e uma bagaceira típica serrana. Continuação do passeio de jipe com passagem pelo Cabeço da Ortiga e pela Aldeia de Xisto de Cerdeira. Pelas 16h00, partida até aos locais de partida, com chegada pelas 21h00.